PROCISSÃO DA PALAVRA

Sábado, dia 28 de Fevereiro, foi dia de grande movimentação paroquial. Os cartazes, com os nomes de todos os Livros da Bíblia, já estavam preprados e ordenados no Salão do Centro Paroquial. Todos os Grupos da Paróquia assumiram ser portadores. E, tal como acontecia nos tempos antigos, quando os hebreus transportavam com eles a Arca da Aliança como presença do próprio Deus, assim nós quisemos levar a Palavra de Deus pelas Ruas da nossa Paróquia, porque acreditamos que só Ela nos indica caminhos seguros, aponta fundamentos certos que norteiem nossos comportamentos e nos dá garantias de verdade.

Todos nos juntamos no Salão do centro Paroquial por volta das 15,00 horas. A chuva prometida continha-se “no céu”! Todos os que estavam indicados tomaram nas mãos o Cartaz com a indicação do nome de um dos Livros da Bíblia. Primeiro o Antigo Testamento. Seguidamente o Novo Testamento. No final, precedido pelos Sacerdotes e religiosos capuchinhos presentes, seguia o Andor Solene com a BÍBLIA ABERTA. E a Procissão seguiu o seu trajecto.

O Fr. Acílio Mendes, partindo dos 4 princípios da mensagem do Sínodo dos Bispos sobre a Palavra fez-nos pensar NA REVELAÇÃO, A VOZ DA PALAVRA; Em Jesus Cristo, O ROSTO DA PALAVRA; Na Igreja, como a CASA DA PALAVRA e nos CRISTÃOS que recebem o ENVIO PARA ANUNCIAREM A PALAVRA.E fê-lo usando o seu magnífico dom de palavra. No início da Procissão, na Rua Manuel Ferreira de Andrade e já na Igreja, soube prender a nossa atenção e fazer-nos sentir um maior apreço pela Palavra de Deus. Foi necessário encurtar o trajecto programado porque, entretanto, a “irmã chuva” fez o seu aparecimento. E, por causa das crianças e para não deteriorar o Livro Sagrado, suprimiu-se a passagem pela Rua Francisco Grandela. No final celebrou-se a Santa Missa na qual os catequizandos do 4º ano receberam a Bíblia Sagrada das mãos do Fr. João.

Poderemos dizer que foi um momento alto da vida da nossa Paróquia. Estiveram presentes muitos paroquianos. Mas, a meu ver, muitos não tiveram a coragem de mostrar o seu apreço pela Bíblia como Livro Sagrado. Como cantamos: Palavra do Senhor, luz dos meus caminhos! Palavra da salvação, guia dos meus passos!Esperamos repetir a experiência e fazer com que mais paroquianos se envolvam nesta acção.Deixamos os nossos agradecimentos a todos os que deram o seu melhor para que tudo tenha corrido assim tão bem!

1 comentário:
Eu estive lá...
Foi uma acção que espero que volte a ser desenvolvida. Foi algo cansativa, algo "estragada" pela chuva...mas muito importante para a divulgação da Palavra do Senhor pela Paróquia.
Enviar um comentário