domingo, 18 de janeiro de 2009

Dia das Missões Capuchinhas

DIA DAS MISSÕES CAPUCHINHAS

Todos os anos, nas Igrejas confiadas aos frades Capuchinhos, celebra-se no Domingo mais próximo ao dia 16 de Janeiro, o Dias das suas Missões.

A razão desta data fundamenta-se na Festa dos Santos Berardo e companheiros que foram martirizados em Marrocos por anunciarem a salvação do Senhor. Chamamos-lhe os Santos Mártires de Marrocos e foram os primeiros seguidores de São Francisco a serem “marcados com sangue” por testemunharem a sua fé em Jesus Cristo e na sua Igreja.

O próprio São Francisco os enviou em Missão e, quando lhe chegou aos ouvidos a notícia do “seu sacrifício” em terras de Marrocos, ficou feliz e louvou o Senhor porque “agora tinha verdadeiramente 5 irmãos menores”. Como é sabido, as suas relíquias repousam na Igreja de Santa Cruz em Coimbra.

Este ano, o Domingo mais próximo, foi o dia 18. Por isso, nesse fim-de-semana, lembramos em todas as nossas Igrejas as Missões Capuchinhas e os seus Missionários.

Na nossa Paróquia houve em todas as Eucaristias um pequeno gesto, no ofertório, com a apresentação dos símbolos com analogia à vocação e acção missionária, e no compromisso, depois da Comunhão, um apelo à vocação e preocupação missionárias. Como uma forma de ajudar é colaborar economicamente com as missões, para apoiar os nossos missionários em Timor, fez-se uma recolha de donativos com o intuito de ajudar na construção da casa de formação que se está a edificar em Tibar – Dili. Contabilizamos a 4.450,00 € (quatro mil quatrocentos e cinquenta euros), incluindo a recolha dos mealheiros dos meninos da Catequese. A todos se agradece a bondade e a generosidade na certeza de que a verdadeira recompensa é aquela que dá o Senhor Jesus.

 

A coordenar todas estas acções esteve o nosso (nascente) Grupo de Acção Missionária (G.A.M.Lx.). Embora poucos, souberam estar connosco e motivaram outros a colaborarem na sua acção. Foi o seu baptismo na acção em favor das Missões. Esperamos que outros se juntem a eles em prol desta causa missionária.

 

De referir que, na Eucaristia das 12,00 horas, a convite do guardião da Fraternidade, esteve connosco o Sr. D. Carlos Azevedo que presidiu à celebração. Foi um momento que prestigia a nossa Paróquia. Esperamos vê-o muitas vezes connosco, na sua simplicidade e sabedoria. A presença dos nossos Bispos é um incentivo ao trabalho e uma mostra de apreço e carinho por todos nós. Para ele vai, também, a nossa gratidão.

 

Fr. Pojeira