sábado, 28 de fevereiro de 2009

PROCISSÃO DA PALAVRA

PROCISSÃO DA PALAVRA

Sábado, dia 28 de Fevereiro, foi dia de grande movimentação paroquial. Os cartazes, com os nomes de todos os Livros da Bíblia, já estavam preprados e ordenados no Salão do Centro Paroquial. Todos os Grupos da Paróquia assumiram ser portadores. E, tal como acontecia nos tempos antigos, quando os hebreus transportavam com eles a Arca da Aliança como presença do próprio Deus, assim nós quisemos levar a Palavra de Deus pelas Ruas da nossa Paróquia, porque acreditamos que só Ela nos indica caminhos seguros, aponta fundamentos certos que norteiem nossos comportamentos e nos dá garantias de verdade.

Todos nos juntamos no Salão do centro Paroquial por volta das 15,00 horas. A chuva prometida continha-se “no céu”! Todos os que estavam indicados tomaram nas mãos o Cartaz com a indicação do nome de um dos Livros da Bíblia. Primeiro o Antigo Testamento. Seguidamente o Novo Testamento. No final, precedido pelos Sacerdotes e religiosos capuchinhos presentes, seguia o Andor Solene com a BÍBLIA ABERTA. E a Procissão seguiu o seu trajecto.

O Fr. Acílio Mendes, partindo dos 4 princípios da mensagem do Sínodo dos Bispos sobre a Palavra fez-nos pensar NA REVELAÇÃO, A VOZ DA PALAVRA; Em Jesus Cristo, O ROSTO DA PALAVRA; Na Igreja, como a CASA DA PALAVRA e nos CRISTÃOS que recebem o ENVIO PARA ANUNCIAREM A PALAVRA.E fê-lo usando o seu magnífico dom de palavra. No início da Procissão, na Rua Manuel Ferreira de Andrade e já na Igreja, soube prender a nossa atenção e fazer-nos sentir um maior apreço pela Palavra de Deus. Foi necessário encurtar o trajecto programado porque, entretanto, a “irmã chuva” fez o seu aparecimento. E, por causa das crianças e para não deteriorar o Livro Sagrado, suprimiu-se a passagem pela Rua Francisco Grandela. No final celebrou-se a Santa Missa na qual os catequizandos do 4º ano receberam a Bíblia Sagrada das mãos do Fr. João.

Poderemos dizer que foi um momento alto da vida da nossa Paróquia. Estiveram presentes muitos paroquianos. Mas, a meu ver, muitos não tiveram a coragem de mostrar o seu apreço pela Bíblia como Livro Sagrado. Como cantamos: Palavra do Senhor, luz dos meus caminhos! Palavra da salvação, guia dos meus passos!Esperamos repetir a experiência e fazer com que mais paroquianos se envolvam nesta acção.Deixamos os nossos agradecimentos a todos os que deram o seu melhor para que tudo tenha corrido assim tão bem!

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Ano Paulino - Formação Bíblica

Ano Paulino - Formação Bíblica

Conforme estava programado, realizou-se a sessão de formação bíblica.
Com a sala totalmente ocupada, com a presença de meia centena de pessoas, o Fr. Acácio ajudou-nos a reflectir sobre S. Paulo. Para nos ajudar, entregou a todos os participantes o seguinte esquema:

ANO PAULINO - CALHARIZ DE BENFICA
2. De Damasco a Antioquia: Barnabé e Paulo (Act 11,24)

A. Acolhimento e oração inicial

B. De Damasco a Antioquia
1. A saída de Damasco
2. Paulo e Pedro
3. Antioquia

C. Estudo dos textos
1. Origem do Evangelho de Paulo

Gl 1,11-17: Com efeito, faço-vos saber, irmãos, que o Evangelho por mim anunciado, não o conheci à maneira humana; 12pois eu não o recebi nem aprendi de homem algum, mas por uma revelação de Jesus Cristo.
0uvistes falar do meu procedimento outrora no judaísmo: com que excesso " perseguia a Igreja de Deus e procurava devastá-la; ue no judaísmo ultrapassava a muitos dos compatriotas da minha idade, tão zeloso eu era das tradições dos meus pais.
Mas, quando aprouve a Deus — que me escolheu desde o seio de minha mãe e me chamou pela sua graça - revelar o seu Filho em mim, para que o anuncie como Evangelho entre os gentios, não fui logo consultar criatura humana alguma, nem subi a Jerusalém para ir ter com os que se tornaram Apóstolos antes de mim. Parti, sim, para a Arábia e voltei outra vez a Damasco.

2. Comunhão com Pedro (Gl 1,18-24; Act 9,26-30)
Gl 1, 18-24: A seguir, passados três anos, subi a Jerusalém, para conhecer a Cefas, e fiquei com ele durante quinze dias. Mas não vi nenhum outro Apóstolo, a não ser Tiago, o irmão do Senhor. 0 que vos escrevo, digo-o diante de Deus: não estou a mentir.
Seguidamente, fui para as regiões da Síria e da Cilicia. 22Mas não era pessoalmente conhecido das igrejas de Cristo que estão na Judeia. 23Apenas tinham ouvido dizer: «Aquele que nos perseguia outrora, anuncia agora, como Evangelho, a fé que então devastava.» 24E, por causa de mim, glorificavam a Deus.

Act 9,26-30: Chegado a Jerusalém, Saulo procurava reunir-se aos discípulos, mas todos tinham medo dele, não querendo acreditar que fosse um discípulo. Barnabé tomou-o, então, consigo, levou-o aos Apóstolos e contou-lhes como ele, no caminho, tinha visto o Senhor, que lhe falara, e com que coragem ele anunciara o nome de Jesus em Damasco. A partir desse dia, ficou com eles, indo e vindo por Jerusalém e confessando corajosamente o nome do Senhor.
Dirigia-se também aos helenistas e discutia com eles, mas estes planeavam a sua morte. 300s irmãos, porém, ao saberem disto, levaram-no para Cesareia e fizeram-no seguir para Tarso. (Act 9,26-30)
3. Concílio de Jerusalém (Act 15,1-2.4-5; Gl 2,1-3.7-10; Act 15,7-11)
1 Act 15,1-2.4-5: 1Alguns que tinham descido da Judeia ensinavam aos irmãos: «Se não vos circuncidardes, de harmonia com o uso herdado de Moisés, não podereis ser salvos.» 2Depois de muita confusão e de uma controvérsia bastante viva de Paulo e Bamabé contra eles, foi resolvido que Paulo, Bamabé e mais alguns outros subissem a Jerusalém para consultarem, sobre esta questão, os Apóstolos e os Anciãos. [...]
"Chegados a Jerusalém, foram recebidos pela igreja, pêlos Apóstolos e Anciãos e contaram tudo o que Deus fizera com eles. 5Levantaram-se alguns do partido dos fariseus, que tinham abraçado a fé, dizendo que era preciso circuncidar os pagãos e impor-lhes a observância da Lei de Moisés.
Gl 2, 1-10: 1A seguir, catorze anos depois, subi outra vez a Jerusalém, com Barnabé, levando comigo também Tito. 2Mas subi devido a uma revelação. E pus à apreciação deles - e, em privado, à dos mais considerados - o Evangelho que prego entre os gentios, não esteja eu a correr ou tenha corrido em vão. 3Contudo, nem sequer Tito, que estava comigo, sendo grego, foi forçado a circuncidar-se.

Act 15,7-11 Depois de longa discussão, Pedro ergueu-se e disse-lhes: «Irmãos, sabeis que Deus me escolheu, desde os primeiros dias, para que os pagãos ouvissem da minha boca a palavra do Evangelho e abraçassem a fé. 8E Deus, que conhece os corações, testemunhou a favor deles, concedendo-lhes o Espírito Santo como a nós. 9Não fez qualquer distinção entre eles e nós, visto ter purificado os seus corações pela fé. 10Porque tentais agora a Deus, querendo impor aos discípulos um jugo que nem os nossos pais nem nós tivemos força para levar? 11Além disso, é pela graça do Senhor Jesus que acreditamos que seremos salvos, exactamente como eles.»

Definição da missão de Pedro e Paulo
Gl 2, 7-10: Tendo visto que me tinha sido confiada a evangelização dosincircuncisos, como a Pedro a dos circuncisos - 8pois aquele que operou emPedro, para o apostolado dos circuncisos, operou também em mim, em favor dosgentios - 9e tendo reconhecido a graça que me havia sido dada, Tiago, Cefas eJoão, que eram considerados as colunas, deram-nos a mão direita, a mim e aBarnabé, em sinal de comunhão, para irmos, nós aos gentios e eles aoscircuncisos. 10Só nos disseram que nos devíamos lembrar dos pobres — o queprocurei fazer com o maior empenho.

5. Afirmação de Paulo diante de Pedro (Gl 2,11-16)

Quando Cefas veio para Antioquia, opus-me frontalmente a ele, porque estava a comportar-se de modo condenável. Com efeito, antes de terem chegado umas pessoas da parte de Tiago, ele comia juntamente com os gentios. Mas, quando elas chegaram, Pedro retirava-se e separava-se, com medo dos partidários da circuncisão. E com ele também os outros judeus agiram hipocritamente, de tal modo que até Barnabé foi arrastado pela hipocrisia deles, Mas, quando vi que não procediam correctamente, de acordo com a verdade do Evangelho, disse a Cefas diante de todos: «Se tu, sendo judeu, vives segundo os costumes gentios e não judaicos, como te atreves a forçar os gentios a viver como judeus?» Nós, por nascimento, somos judeus, e não pecadores de entre os gentios. Sabemos, porém, que o homem não é justificado pelas obras da Lei, mas unicamente pela fé em Jesus Cristo; por isso, também nós acreditámos em Cristo Jesus, para sermos justificados pela fé em Cristo e não pelas obras da Lei; porque pelas obras da Lei nenhuma criatura será justificada.

B. Oração final

Dobro os joelhos diante do Pai,
do qual recebe o nome toda a família, nos céus e na terra:
que Ele vos conceda,
de acordo com a riqueza da sua glória,
que sejais cheios de força, pelo seu Espírito,
para que se robusteça em vós o homem interior;
que Cristo, pela fé, habite nos vossos corações;
que estejais enraizados e alicerçados no amor,
para terdes a capacidade de apreender, com todos os santos,
qual a largura, o comprimento, a altura e a profundidade...
a capacidade de conhecer o amor de Cristo,
que ultrapassa todo o conhecimento, para que sejais repletos,
até receberdes toda a plenitude de Deus.
Àquele que pode fazer imensamente mais
do que pedimos ou imaginamos,
de acordo com o poder que eficazmente exerce em nós,
a Ele a glória, na Igreja e em Cristo Jesus,
em todas as gerações, pelos séculos dos séculos! Ámen.
(Ef 3,14-21)

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

SEMANA DA BÍBLIA TENDA DA PALAVRA

LEITURA CONTINUADA DA BÍBLIA

Em pleno tempo de Carnaval, quando tantos, apesar das dificuldades, se esforçam por encontrar algum divertimento que "abafe" as mágoas da vida, a nossa Paróquia pensa na Palavra de Deus, querendo recordá-la, escutá-la, meditar nela e esforçar-se por vivê-la.
Nesta manhã de Segunda-feira demos início à leitura continuada da Bíblia.
Com todas as cadeiras ocupadas, rezada a oração da manhã com a proposta que a todos foi distribuída ontem, iniciamos a Leitura do Livro do Génesis. Porque nem todos poderão estar presentes, aqui fica a sugestão: Ler e meditar, ao menos no Santo Evangelho quer a Liturgia nos propõe todos os dias. Aqui vai o endereço que vos permitirá receber diariamente, sem esforço, o Evangelho de todos os dias, alguns comentários e até a referência ao santo do dia.

http://www.evangelhoquotidiano.org/main.php?language=PT

Da parte da tarde, novamente se registou uma boa afluência de leitores na Tenda da Palavra. Recomeçada a leitura por volta das 16,00 horas, continuou ininterruptamente até às 18,00.

À noite, conforme estava programado, fez-se a celebração da Palavra na Tenda. O Grupo encarregado de estar presente e ajudar foi o Coral da Eucaristia das 12,00 horas de Domingo. Com presidência do Pároco e orientação do Fr. Pojeira, iniciamos a oração por volta das 21,30. Com a Tenda totalmente ocupada, com muitos de pé – foram uns valentes -, escutamos a Palavra, cantamos e rezamos os salmos, lembramos o nosso Baptismo e entoamos os louvores ao nosso Deus que, “muitas vezes e de muitos modos, falou Deus aos nossos pais, nos tempos antigos, por meio dos profetas. Nestes dias, que são os últimos, Deus falou-nos por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, e por meio de quem fez o mundo.” (Heb 1,1-2).
Esperamos que nos restantes dias, tudo seja ainda melhor. Para honra e glória de Deus!



Logo, às 21,30 horas, orientada pelas Comunidades do Caminho Neoctecumenal, teremos uma Celebração da Palavra. Quem puder e quiser, venha até à TENDA DA PALAVRA e participe.