sábado, 13 de dezembro de 2008

Festa de Natal da Catequese 2008

FESTA DE NATAL DA CATEQUESE


O Natal exerce um fascínio enorme no coração de todos. Mas no imaginário das crianças há imagens de ternura, de encanto, de bondade, de partilha, de festa e alegria oriundas do Nascimento de Jesus. Infelizmente, à força de colocar diante dos olhos as prendas, os dons, as luzes e as festas, por vezes, ofusca-se a verdadeira luz e o encanto do Natal. A Catequese, na sua missão de educar a e na fé, deve tudo fazer para que o Natal autêntico e verdadeiro seja revelado, repetido, celebrado, amado e recordado. Essa a razão pela qual se devem fazer as festas de Natal, fazendo incidir as mensagens no Nascimento do Deus Menino na “gruta” de Belém. E, ao mesmo tempo, devem encontrar-se formas para rectificar os desvios que a sociedade, e por vezes as famílias, fazem do verdadeiro espírito de Natal.


E Natal é música e alegria. Que beleza ver os nossos meninos mais pequeninos (1º e 2º anos) a cantar! O Natal é “um dia especial”! Que maravilha a encenação dos Pais e catequizandos do 3º ano. Até com o amar como Jesus amou se consegue transmitir uma magnífica mensagem de Natal.
A estrela cintilante foi o desafio protagonizado pelo 4º ano! Assim nos quiseram desejar a todos um “bom Natal”! E qual será a tua reacção, se Deus bater à tua porta? (5º Ano) E não faltou o contraste entre o saber viver o Natal como cristãos ou como os “outros” – sem Jesus! E Deus, no Natal, tem uma mensagem para todos os homens.(6º Ano). A questão é saber descobri-la e aceitá-la!
O 7º ano apresentou-nos a representação do presépio ao vivo que gravaram numa das sessões de catequese através de “rostos que escondiam o rosto”.
E Maria, José, o Menino, os Pastores, etc., foram protagonizados na “tela” com vida, criatividade, encanto e mensagem.

Os mais velhos tiveram tarefas específicas de ordem logística. Para a Eucaristia ficou reservada a apresentação do Nascimento pelo 10º ano através de uma forma inovadora.

Muitos pais e familiares foram o público perfeito para uma tarde muito boa. Todos se encantaram com esta festa. No fim da festa, depois de um intervalo de 30 minutos, para “transformar” o Salão, celebramos a Eucaristia para todos. No final, um pequeno lanche serviu para “disfarçar” as fraquezas que já se apoderavam de todos.

PARABÉNS AOS CATEQUISTAS, AOS MENINOS, AOS PAIS, AOS COLABORADORES.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

O Natal em Diálogo




O NATAL EM DIÁLOGO





A Pastoral Jovem da nossa Paróquia programou um colóquio, aberto a toda a Comunidade, sobre a temática do Natal. A perspectiva para uma reflexão que nos obrigasse a centrar o Natal no essencial, na sua perspectiva, no seu horizonte verdadeiro.

Com a devida vénia, transcrevemos o texto que o Pedro Toscano escreveu no CALHARIZ JOVEM, nº 78 – dez. de 2008:

No Centro Paroquial e Social para reflectir em conjunto sobre o Natal. A introdução e a orientação do encontro estiveram a cargo do Duarte Abecassis e do Pe. António Pojeira.

O primeiro grande tópico de conversa da noite consistiu em procurarmos compreender porque é que Deus tinha vindo ao mundo e sob a forma de um ser humano. Recuperando algumas passagens bíblicas, nomeadamente do Livro do Génesis, foi possível concluir que Deus veio ao mundo para nos salvar e que, tal como o pecado tinha surgido no mundo por causa de um homem, o mesmo teria de ser retirado por um outro homem (não corrompido).

Foram então debatidos alguns tópicos relacionados com o nascimento de Jesus, como a Fé dos Reis Magos, que são hoje um verdadeiro exemplo para nós ao serem capazes de se "desligar" das riquezas terrenas para seguirem uma estrela que os cativa mas que, ao mesmo tempo, os leva ao desconhecido.

Para terminar, cada um dos presentes foi convidado a partilhar a forma como celebra o Natal na sua família. Pelos testemunhos apresentados, foi possível compreender que, apesar da importância dada às refeições e trocas de presentes nas nossas famílias, é possível não esquecer o nascimento de Jesus, sobretudo através da oração em família e da participação na Missa do Galo ou outras celebrações eucarísticas do dia 25.

Apesar da adesão das pessoas a esta reflexão não ter sido grande, esta hora e meia em conjunto permitiu certamente que os presentes se preparassem melhor para a importante festa que é o nascimento de Jesus Cristo. Oxalá em futuros eventos similares se possa contar com mais pessoas para que a Sua mensagem possa chegar a mais corações.


Pedro Toscano Figueira