segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Na Paróquia do Calhariz de Benfica Lisboa - TERTÚLIA COM D. JOAQUIM FERREIRA LOPES

TERTÚLIA COM D. JOAQUIM FERREIRA LOPES





Os trabalhos da XII assembleia geral ordinária do Sínodo dos Bis­pos chegaram ao fim no Sábado dia 25 de Outubro, com a votação e aprovação do elenco final das propostas que foram apresentadas a Bento XVI.

D. Frei Joaquim Ferreira Lopes, Bispo de Viana – Angola, delegado da Conferência Episcopal Angolana ao Sínodo, na noite de Terça-Feira, dia 28, numa tertúlia que reuniu 50 paroquianos, via mensagens de telemóvel, fez uma interessante comunicação sobre o mesmo Sínodo. Ficámos a saber que o documento final, dividido em 55 pon­tos, vai servir como base para a redacção da exortação apostólica pós-sinodal, por parte do Papa, documento com o qual é oficial­mente encerrado o Sínodo.

Entre os muitos assuntos abordados, foi dito que uma das proposições é que a Sagrada Escritura ocupe um lugar visível nas Igrejas e que o papel dos leito­res seja estudado e aprofundado, olhando também para as novas técnicas da comunicação e para o uso de instalações sonoras ade­quadas.

Uma palavra especial é deixada ao papel da mulher, não só na família e na catequese, mas também na proclamação da palavra bíblica.

Neste contexto, deseja-se que “o ministério instituído de leitor (até agora reservado aos homens a caminho do sacerdócio), seja aberto também às mulheres, para que na comunidade cristã seja reconhecido o seu papel de anun­ciadoras da Palavra”.

E entre um copo de chá e uns biscoitos a conversa alongou-se até às 23,15h.

Agradou em cheio. Obrigado D. Joaquim!


A nossa catequese é uma Festa!...

A nossa catequese é uma Festa!...

Já vamos com um mês de Catequese. Os pais foram tomando consciência da sua importância e, por isso, foram inscrevendo os seus filhos. Essa é uma característica dos pais cristãos: “cuidar do crescimento global dos seus filhos (na fé, na ciência, na sua capacidade crítica, etc). A par do cuidado que colocam na aquisição dos conhecimentos das letras e ciências devem preocupar-se com o esclarecimento da fé. Não sendo assim, todos os desequilíbrios podem acontecer. Só se podem dar respostas cristãs aos desafios que a vida coloca quando há princípios espirituais capazes. E, reconheçamos, muitos cristãos – enquanto tal - inibem-se de tomar posições porque não assumiram sê-lo radicalmente. A catequese pode ajudar a encontrar este compromisso pessoal.



Fazemos um apelo aos pais: não se dispensem de ajudar os vossos filhos a assumirem um compromisso verdadeiramente cristão. Fala-se da nova evangelização. A catequese faz parte desse propósito.

Este compromisso complica a disponibilidade que se gosta de usufruir nos fins de semana. Mas esse “sacrifício”, a médio e longo prazo, trará uma alegria profunda quando os virmos a serem verdadeiramente pessoas com princípios e valores que os exaltem.

A Eucaristia dominical da Catequese tem sido celebrada, às 16,30 dos Sábados – após a Catequese - no Centro Paroquial. Fica-nos a alegria de ver a colaboração dos catequistas na preparação do espaço para a Liturgia, os Cânticos, as celebrações. E estamos felizes com a anuência de cada vez mais pais e catequizandos.

Não esquecer: No próximo Sábado, a Missa será às 15,00 horas. A seguir haverá o MAGUSTO DA CATEQUESE E DOS ESCUTEIROS. Não faltem!...

Formação de Catequistas

FORMAÇÃO DE CATEQUISTAS CURSO DE INICIAÇÃO
Lugar do Curso - BELAS
Data: - Dias 21, 22 e 23 de Novembro
- COMEÇA no dia 21 às 19,00 horas – com jantar partilhado
- TERMINA no Domingo, dia 23, com o almoço.
Regime intensivo
Inscrição e estadia: – 50,00€
(Para todos os Catequistas desta Zona Pastoral)*


*Se quiserem a folha de incrição dirijam-se à nossa Igreja.