segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

G.A.M.Lx. – Um novo Grupo na Paróquia

G.A.M.Lx. – Um novo Grupo na Paróquia

A Ordem dos Franciscanos Capuchinhos tem uma dimensão missionária que é essência da sua vida. Efectivamente, S. Francisco de Assis, tentando repetir todos os gestos de Jesus, quando outros jovens quiseram viver como ele, num desprendimento absoluto das coisas materiais e num seguimento radical do estilo de vida de Jesus – como no-lo anuncia o Evangelho – logo os enviou em missão para anunciar o Reino do Senhor. Assim o descreve Tomás de Celano: “Por esse mesmo tempo entrou na Ordem um outro homem de bem, elevando-se a oito o número de irmãos. Reuniu-os a todos o Santo Pai e depois de longamente lhes falar do Reino de Deus, do desprezo do mundo, da renúncia à própria vontade e da sujeição da carne, dividiu-os em quatro Grupos e disse-lhes: «Ide, caríssimos, dois a dois, por todo o mundo e anunciai aos homens a paz e a penitência para a remissão dos pecados. Sede pacientes nas perseguições, porque o Senhor há-de realizar os seus desígnios e cumprir as suas promessas. Respondei com humildade a quem vos interrogar, abençoai os que vos perseguirem, agradecei aos que vos injuriarem e caluniarem, pois será por meio deles que alcançareis em troca um Reino eterno» (1Cel 29). Esta é a forma como S. Francisco de Assis desejava que se fizesse missão. Por isso, os Capuchinhos estão em mais de100 países vivendo o Evangelho de uma forma que pode ajudar os outros a serem seguidores de Jesus.


Na nossa Paróquia surge, agora, um Grupo de paroquianos dispostos a serem missionários à sua maneira: “tomar consciência de que a vocação da Igreja é eminentemente missionária; assumir a responsabilidade de darem a conhecer à Comunidade Paroquial todas as notícias, factos e acontecimentos que tenham a ver com a Missão “ad gentes”, tanto a nível eclesial como a nível da Ordem Capuchinha e, tudo fazerem para, desde a retaguarda, apoiarem com o que for necessário e possível, os missionários que estão na frente do trabalho missionário. Concretamente, este grupo quer estar atento e ajudar os Missionários Capuchinhos que se encontram em Timor-Leste”. O seu nome indica a sua tarefa: “G.A.M.Lx. (Grupo de Acção Missionária – Lisboa). Bem-hajam, pela sua disponibilidade e amor à causa missionária.


Já tiveram a sua primeira reunião no passado dia 8 de Janeiro e assumiram o trabalho de prepararem e distribuírem os envelopes para o Ofertório do Dia das Missões Capuchinhas. E o número dos que querem “ser missionários” com o seu trabalho nesta Paróquia, está acrescer. Não queres ser missionário também?

domingo, 25 de janeiro de 2009

Ano Paulino - Encontro Nacional em Fátima

ANO PAULINO
ENCONTRO NACIONAL EM FÁTIMA




Programado pelo episcopado português, realizou-se, em Fátima, no passado dia 25 de Janeiro, o encontro nacional comemorativo da conversão de São Paulo. A nossa Paróquia disse “presente”! Foi uma aposta dos responsáveis da Paróquia. Era necessário estar presente onde se realizam eventos importantes a nível diocesano e eclesial. Este encontro nacional era um acontecimento em que queríamos participar. Naturalmente, nem todos “alinham”. Mesmo assim, estiveram presentes perto de 100 paroquianos inscreveram-se e na hora prevista entraram nos dois autocarros da empresa TURBUS.
O dia apresentava-se com boas abertas. Mas as previsões eram “negras”. Mesmo assim, espírito alegre e perspectivas de participar num grande acontecimento da Igreja sobrelevavam todos os receios. A água que nos fez parar não foi a da chuva.!...
Não levamos bandeiras nem dísticos identificativos da Paróquia. A nossa “bandeira” era estarmos presentes num acontecimento eclesial; o nosso “distintivo” era estar ali, a participar, saborear e viver tudo o que ia acontecendo.
Realce para a presença de todos os Bispos das Dioceses de Portugal, um número muito grande de sacerdotes, muitos diáconos, seminaristas e acólitos e o povo de Deus, em número significativo mas, não representativo da vida da Igreja Portuguesa. Ficou muito aquém do que se esperava. Certamente, falhou a convocatória.

Presidiu o Bispo Antoine Audo – da Igreja da Síria, Rito Caldeu. Com evidentes dificuldades em ler os textos em língua de Camões, nem por isso se deu por vencido. E, na Homilia, longa quanto chegue, falou-nos das dificuldades de ser cristãos no meio de muçulmanos radicais. “Eles querem expulsar-nos daquelas terras”. Para serem cristãos precisam de uma enorme coragem, que esperamos mantenham firme.
O almoço proporcionou a muitos dos nossos “peregrinos” a oportunidade de reverem o “antigo Prior” – o Pe. Zé Lopes, que nos acolheu com muitas atenções e deu-nos a saborear um óptimo almoço.


Queremos dar relevo à presença do Grupo Coral de nossos irmãos cabo-verdianos que, quase todos os Domingos, anima de forma excelente a Eucaristia das 10,30 horas na nossa Igreja Paroquial. A sua música ecoou todo o caminho nos nossos ouvidos. Irradiam alegria e boa disposição. E entre eles estava o Vicente que celebrava nesse dia o seu aniversário. E os colegas fizeram questão de levar um “bolo de aniversário” para, na hora oportuna lhe cantarmos os PARABÉNS.
Valeu a pena o esforço mobilizador dos organizadores desta nossa presença. Esperamos por mais oportunidades.