TERTÚLIA COM D. JOAQUIM FERREIRA LOPES
Os trabalhos da XII assembleia geral ordinária do Sínodo dos Bispos chegaram ao fim no Sábado dia 25 de Outubro, com a votação e aprovação do elenco final das propostas que foram apresentadas a Bento XVI.
D. Frei Joaquim Ferreira Lopes, Bispo de Viana – Angola, delegado da Conferência Episcopal Angolana ao Sínodo, na noite de Terça-Feira, dia 28, numa tertúlia que reuniu 50 paroquianos, via mensagens de telemóvel, fez uma interessante comunicação sobre o mesmo Sínodo. Ficámos a saber que o documento final, dividido em 55 pontos, vai servir como base para a redacção da exortação apostólica pós-sinodal, por parte do Papa, documento com o qual é oficialmente encerrado o Sínodo.
Entre os muitos assuntos abordados, foi dito que uma das proposições é que a Sagrada Escritura ocupe um lugar visível nas Igrejas e que o papel dos leitores seja estudado e aprofundado, olhando também para as novas técnicas da comunicação e para o uso de instalações sonoras adequadas.
Uma palavra especial é deixada ao papel da mulher, não só na família e na catequese, mas também na proclamação da palavra bíblica.
Neste contexto, deseja-se que “o ministério instituído de leitor (até agora reservado aos homens a caminho do sacerdócio), seja aberto também às mulheres, para que na comunidade cristã seja reconhecido o seu papel de anunciadoras da Palavra”.
E entre um copo de chá e uns biscoitos a conversa alongou-se até às 23,15h.
Agradou em cheio. Obrigado D. Joaquim!
Sem comentários:
Enviar um comentário