O NATAL EM DIÁLOGO
A Pastoral Jovem da nossa Paróquia programou um colóquio, aberto a toda a Comunidade, sobre a temática do Natal. A perspectiva para uma reflexão que nos obrigasse a centrar o Natal no essencial, na sua perspectiva, no seu horizonte verdadeiro.
Com a devida vénia, transcrevemos o texto que o Pedro Toscano escreveu no CALHARIZ JOVEM, nº 78 – dez. de 2008:
No Centro Paroquial e Social para reflectir em conjunto sobre o Natal. A introdução e a orientação do encontro estiveram a cargo do Duarte Abecassis e do Pe. António Pojeira.
O primeiro grande tópico de conversa da noite consistiu em procurarmos compreender porque é que Deus tinha vindo ao mundo e sob a forma de um ser humano. Recuperando algumas passagens bíblicas, nomeadamente do Livro do Génesis, foi possível concluir que Deus veio ao mundo para nos salvar e que, tal como o pecado tinha surgido no mundo por causa de um homem, o mesmo teria de ser retirado por um outro homem (não corrompido).
Foram então debatidos alguns tópicos relacionados com o nascimento de Jesus, como a Fé dos Reis Magos, que são hoje um verdadeiro exemplo para nós ao serem capazes de se "desligar" das riquezas terrenas para seguirem uma estrela que os cativa mas que, ao mesmo tempo, os leva ao desconhecido.
Para terminar, cada um dos presentes foi convidado a partilhar a forma como celebra o Natal na sua família. Pelos testemunhos apresentados, foi possível compreender que, apesar da importância dada às refeições e trocas de presentes nas nossas famílias, é possível não esquecer o nascimento de Jesus, sobretudo através da oração em família e da participação na Missa do Galo ou outras celebrações eucarísticas do dia 25.
Apesar da adesão das pessoas a esta reflexão não ter sido grande, esta hora e meia em conjunto permitiu certamente que os presentes se preparassem melhor para a importante festa que é o nascimento de Jesus Cristo. Oxalá em futuros eventos similares se possa contar com mais pessoas para que a Sua mensagem possa chegar a mais corações.
Pedro Toscano Figueira
Sem comentários:
Enviar um comentário