ANO PAULINO
ENCONTRO NACIONAL EM FÁTIMA
ENCONTRO NACIONAL EM FÁTIMA
Programado pelo episcopado português, realizou-se, em Fátima, no passado dia 25 de Janeiro, o encontro nacional comemorativo da conversão de São Paulo. A nossa Paróquia disse “presente”! Foi uma aposta dos responsáveis da Paróquia. Era necessário estar presente onde se realizam eventos importantes a nível diocesano e eclesial. Este encontro nacional era um acontecimento em que queríamos participar. Naturalmente, nem todos “alinham”. Mesmo assim, estiveram presentes perto de 100 paroquianos inscreveram-se e na hora prevista entraram nos dois autocarros da empresa TURBUS.
O dia apresentava-se com boas abertas. Mas as previsões eram “negras”. Mesmo assim, espírito alegre e perspectivas de participar num grande acontecimento da Igreja sobrelevavam todos os receios. A água que nos fez parar não foi a da chuva.!...
Não levamos bandeiras nem dísticos identificativos da Paróquia. A nossa “bandeira” era estarmos presentes num acontecimento eclesial; o nosso “distintivo” era estar ali, a participar, saborear e viver tudo o que ia acontecendo.
Realce para a presença de todos os Bispos das Dioceses de Portugal, um número muito grande de sacerdotes, muitos diáconos, seminaristas e acólitos e o povo de Deus, em número significativo mas, não representativo da vida da Igreja Portuguesa. Ficou muito aquém do que se esperava. Certamente, falhou a convocatória.
Presidiu o Bispo Antoine Audo – da Igreja da Síria, Rito Caldeu. Com evidentes dificuldades em ler os textos em língua de Camões, nem por isso se deu por vencido. E, na Homilia, longa quanto chegue, falou-nos das dificuldades de ser cristãos no meio de muçulmanos radicais. “Eles querem expulsar-nos daquelas terras”. Para serem cristãos precisam de uma enorme coragem, que esperamos mantenham firme.
O almoço proporcionou a muitos dos nossos “peregrinos” a oportunidade de reverem o “antigo Prior” – o Pe. Zé Lopes, que nos acolheu com muitas atenções e deu-nos a saborear um óptimo almoço.
Queremos dar relevo à presença do Grupo Coral de nossos irmãos cabo-verdianos que, quase todos os Domingos, anima de forma excelente a Eucaristia das 10,30 horas na nossa Igreja Paroquial. A sua música ecoou todo o caminho nos nossos ouvidos. Irradiam alegria e boa disposição. E entre eles estava o Vicente que celebrava nesse dia o seu aniversário. E os colegas fizeram questão de levar um “bolo de aniversário” para, na hora oportuna lhe cantarmos os PARABÉNS.
Valeu a pena o esforço mobilizador dos organizadores desta nossa presença. Esperamos por mais oportunidades.
Sem comentários:
Enviar um comentário