domingo, 1 de fevereiro de 2009

Homilía do Pároco no Dia de Anos da Paroquia

EU TENHO UM SONHO

Estou a celebrar convosco o aniversário da Comunidade Paroquial pela primeira vez  na minha condição de pároco ou como prior como queirais. Prior significa o primeiro entre os pares – o primeiro entre iguais. Não fui eleito por vós para este serviço, mas colocado pelo Espírito Santo à vossa frente para empreender  convosco uma caminhada de fé ao encontro do Senhor Ressuscitado, o Senhor que nos dá vida. E como primeiro entre vós, e portanto iguais em responsabilidade, eu tenho um sonho para a nossa paróquia. Pode ser um sonho, mas quem não sonha nada realiza. Gostaria que sonhasseis comigo: No meu sonho eu vejo a nossa paróquia cheia de vida, com cristãos comprometidos na vivência e no anúncio da Palavra de Deus. Uns integrados em grupos já existentes e a trabalhar com muito empenho na Igreja de Jesus Cristo, como sejam: A catequese infantil e da adolescência, os escuteiros, os jovens, as comunidades neocatecumenais, os grupos corais, os leitores e Ministros Extraordinários da Comunhão, os acólitos, os grupo Bíblicos, os Vicentinos, o recem-formado Grupo de Animação Missionária, o Centro Social Paroquial, o Curso  de Preparação para o Baptismo e o Curso de Preparação para o Matrimónio, e outros, alguns porém a nessecitar de serem renovados e rejuvenecidos. Mas para além destes eu sonho com a formação de outros grupos com pessoas que ainda não pertencem a nenhum dos actuais, tais como: um bom e comprometido Grupo de Acólitos, crianças, jovens ou adultos para tornarmos as nossas celebrações mais belas; um bem preparado Grupo de Leitores, só leitores - proclamadores da Palavra de Deus; um grupo de teatro religioso ou jograis de Deus para ajudar a viver e emblezar as celebrações liturgicas ou não; um grupo de pessoas interessadas na causa das vocações para formar o Grupo Vocacional Paroquial; Grupos corais em todas as Eucaristias para que os seus cânticos alegrem e afervoam o nosso coração; grupo de novos casais que caminhem com outros casais e os ajudem  na preparação do Baptismo dos seus filhos ou na Preparação dos noivos para o Matrimónio; Pessoas seduzidas pelo carisma de S. Francisco que queiram pertencer à família Franciscana iniciando aqui, na paróquia, a Ordem Franciscana Secular; e por fim, a constituição de um grande Grupo de Jovens com uma mística franciscana que pudessem um dia formar um núcleo da JUFRA – Juventude Franciscana. E tudo isto, quanto possível, sem ir roubar gente a outros grupos. Porque o ideal é que as pessoas pertencessem a um só grupo com o seu carisma próprio. Quando muito a um outro de acção ou reflexão. E direis: onde vamos buscar pessoas para tudo isto? Gente existe, só é preciso que se deixem guiar pelo Espírito de Deus porque será Ele a chamar e a escolher.Tudo isto pode ser apenas um sonho, mas o sonho ou a utopia comanda a vida.

 

(Parte da Homilia no dia do Aniversário da Paróquia - 1 de Fevereiro de 2009)

Frei João Santos Costa

Sem comentários: