segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Natal, antes e depois

Terminadas as Festas de Natal e fazendo uma espécie de ressonância da forma como o preparamos, vivemos e prolongamos, ocorreu-nos fazer a reflexão que a seguir transcrevemos.

No Advento, tempo propício para preparar o coração para acolher Deus de uma forma mais íntima, terna e comprometida, foram acontecendo momentos de oração, partilha e reflexão. Realce para a Oração da manhã – Laudes – que às 6,30 de cada dia de trabalho os irmãos do caminho neocatecumenal fizeram na Igreja Paroquial, aberta a toda a comunidade; uma maior e melhor participação na Eucaristia, mesmo semanal, a reflexão sobre o Natal, levada a efeito pela Pastoral Jovem, a preparação das celebrações litúrgicas com maior empenho e persistência pelos Grupos Corais. Externamente assim se fez. Interiormente, só cada um poderá avaliar se a sua preparação foi evoluindo em crescendo até à íntima comunhão com o Senhor que nasceu em Belém.

Neste esforço de preparação para o Natal também os Frades Capuchinhos fizeram o seu caminho. Em conjunto com os Frades que vivem em Fátima e na Baixa da Banheira estiveram no Convento do Varatojo, Torres Vedras, todo um dia em reflexão. O tema da reflexão foi S. Paulo, marcado e apaixonado por Cristo. O conferencista foi o fr. Herculano Alves, Doutor em Sagrada Escritura. Celebramos a Eucaristia, purificndo-nos através do Sacramento da Reconciliação. Foi o dia que nos ajudou a abrir o nosso coração para acolher mais profundamente o mistério da Encarnação.

Sem comentários: