sábado, 28 de fevereiro de 2009

PROCISSÃO DA PALAVRA

PROCISSÃO DA PALAVRA

Sábado, dia 28 de Fevereiro, foi dia de grande movimentação paroquial. Os cartazes, com os nomes de todos os Livros da Bíblia, já estavam preprados e ordenados no Salão do Centro Paroquial. Todos os Grupos da Paróquia assumiram ser portadores. E, tal como acontecia nos tempos antigos, quando os hebreus transportavam com eles a Arca da Aliança como presença do próprio Deus, assim nós quisemos levar a Palavra de Deus pelas Ruas da nossa Paróquia, porque acreditamos que só Ela nos indica caminhos seguros, aponta fundamentos certos que norteiem nossos comportamentos e nos dá garantias de verdade.

Todos nos juntamos no Salão do centro Paroquial por volta das 15,00 horas. A chuva prometida continha-se “no céu”! Todos os que estavam indicados tomaram nas mãos o Cartaz com a indicação do nome de um dos Livros da Bíblia. Primeiro o Antigo Testamento. Seguidamente o Novo Testamento. No final, precedido pelos Sacerdotes e religiosos capuchinhos presentes, seguia o Andor Solene com a BÍBLIA ABERTA. E a Procissão seguiu o seu trajecto.

O Fr. Acílio Mendes, partindo dos 4 princípios da mensagem do Sínodo dos Bispos sobre a Palavra fez-nos pensar NA REVELAÇÃO, A VOZ DA PALAVRA; Em Jesus Cristo, O ROSTO DA PALAVRA; Na Igreja, como a CASA DA PALAVRA e nos CRISTÃOS que recebem o ENVIO PARA ANUNCIAREM A PALAVRA.E fê-lo usando o seu magnífico dom de palavra. No início da Procissão, na Rua Manuel Ferreira de Andrade e já na Igreja, soube prender a nossa atenção e fazer-nos sentir um maior apreço pela Palavra de Deus. Foi necessário encurtar o trajecto programado porque, entretanto, a “irmã chuva” fez o seu aparecimento. E, por causa das crianças e para não deteriorar o Livro Sagrado, suprimiu-se a passagem pela Rua Francisco Grandela. No final celebrou-se a Santa Missa na qual os catequizandos do 4º ano receberam a Bíblia Sagrada das mãos do Fr. João.

Poderemos dizer que foi um momento alto da vida da nossa Paróquia. Estiveram presentes muitos paroquianos. Mas, a meu ver, muitos não tiveram a coragem de mostrar o seu apreço pela Bíblia como Livro Sagrado. Como cantamos: Palavra do Senhor, luz dos meus caminhos! Palavra da salvação, guia dos meus passos!Esperamos repetir a experiência e fazer com que mais paroquianos se envolvam nesta acção.Deixamos os nossos agradecimentos a todos os que deram o seu melhor para que tudo tenha corrido assim tão bem!

1 comentário:

Unknown disse...

Eu estive lá...
Foi uma acção que espero que volte a ser desenvolvida. Foi algo cansativa, algo "estragada" pela chuva...mas muito importante para a divulgação da Palavra do Senhor pela Paróquia.